como espantar a preguiça e o desânimo da segunda-feira
Começar a segunda-feira nem sempre é tarefa fácil para a maioria das pessoas que trabalham. Depois de um fim de semana de descanso, é quase inevitável que a preguiça e o desânimo tomem conta do primeiro dia útil da semana e façam o ritmo de trabalho e a produtividade baixarem. Para alguns especialistas, o problema é conhecido como a “Síndrome da Segunda-Feira”, que não é considerada uma patologia, mas um conjunto de comportamentos adotados – e que podem ser mudados – que influenciam na retomada do trabalho no início da semana.
De acordo com a gerente de relacionamento e negócios de uma empresa de recursos humanos Flávia Rosa de Souza, são muitas as variáveis que podem influenciar essa indisposição, como a agitação do fim de semana, a insegurança e insatisfação com o trabalho, fatores emocionais ou de saúde. No entanto, algumas dicas para mudanças de hábitos podem ajudar aqueles que sofrem com a chegada da segunda-feira a vencer o problema.
A primeira é tentar planejar as atividades para que, na sexta-feira, o profissional consiga executar mais atividades e não deixe pendências ou demandas urgentes para a segunda. “O que eu oriento é que a pessoa eleve o ritmo de trabalho dela na sexta e tente adiantar alguma tarefa da segunda para a sexta. Ou, se não for possível, deixar as coisas mais importantes da segunda para a parte da tarde, porque, de manhã, as pessoas são realmente mais lentas” disse.
Há ainda alguns hábitos que, segundo Flávia de Souza, podem ser adotados durante o fim de semana, como praticar exercícios físicos, que ajudam na liberação de endorfina e preparam o corpo para a segunda-feira, e deixar organizado aquilo que será utilizado no primeiro dia de trabalho, como roupas e materiais. Dormir mais cedo no domingo e tomar um café da manhã reforçado na segunda são outras orientações que ajudam a ir para o trabalho com mais disposição.
Fonte: Correio de Uberlândia
EmoticonEmoticon