banho de sol para bebês


Para aproveitar só os benefícios que o sol traz à saúde, é preciso que a exposição do seu filho seja feita nos horários e na quantidade adequada.

Benéfico e perigoso ao mesmo tempo. Assim é o sol para a pele das pessoas. A diferença entre o bem e o mal está na dose e no horário de exposição. E, como a exposição solar é cumulativa, o ideal é tomar cuidados desde cedo para fazer dos raios solares um aliado.

Horário apropriado
A maioria sabe, mas vale repetir: o banho de sol é benéfico se tomado antes das 10 horas e após as 16, período em que a intensidade dos raios ultravioleta é menor.

Tempo de exposição
Tudo depende da idade. Para os primeiros banhos de sol, de 10 a 20 minutos por dia é mais do que suficiente para a saúde e evita-se o efeito pimentão. Nessa fase, o ideal é tomar sol apenas nas pernas e nos braços. Procure não deixar o bebê só de fraldas e, principalmente, sem roupa. A pele muito fina pode queimar facilmente. Crianças com mais de 3 anos e adultos podem ficar mais tempo expostos, mas nada acima dos 30 minutos sob o sol quente. O ideal é intercalar sol e sombra.  

Filtro solar
Até os 6 meses, não se deve passar filtro solar no bebê, pois a pele é muito sensível e absorve mais substâncias que uma criança maior ou um adulto. Mesmo o filtro solar infantil poderá causar irritação e intoxicação no bebê. Após os 6 meses, é importante usar um protetor solar na praia ou na piscina. E, acima de 1 ano, vale passar o protetor sempre que for fazer uma atividade ao ar livre. O fator de proteção dependerá do tipo de pele. Para morena, fator 15; quem é muito claro deve optar por fatores mais altos, a partir do 30. Opte, para crianças, por protetores solares infantis, sem fragrância forte, colorante e, de preferência, os dermatologicamente testados. Os médicos indicam também os que apresentam proteção UVA e UVB. Crianças alérgicas devem usar protetores solares especiais prescritos por médicos.


Proteção extra
Além de passar filtro solar na criança, é necessário usar outras barreiras para evitar a pele vermelha e as queimaduras mais sérias. O kit básico inclui boné, camiseta e guarda-sol. Já é possível encontrar esses produtos com tecidos especiais de foto proteção. O custo é maior, mas a proteção também. É importante evitar longos períodos em locais que refletem a luz, como a água do mar, da piscina, e a areia da praia. A pele do seu filho agradece se você não sentá-lo direto na areia. Uma esteira ou uma toalha reduz bastante o contato, que pode causar irritação e alergia.


Hidratação total
Outro perigo da exposição ao sol é a desidratação. Por conta do calor, a pele transpira, eliminando água e sais minerais. Repor líquidos é extremamente importante. Ofereça água com freqüência para evitar diarréia e vômito, sintomas comuns do problema.


É favor evitar
Nada de passar cremes hidratantes e perfume antes de tomar sol. A recomendação vale para crianças e adultos. Esses produtos podem causar alergias e manchas na pele. Também é proibido dar frutas cítricas, como limão e laranja, no momento que as crianças estão tomando banho de sol: elas queimam a pele e deixam manchas escuras por um longo tempo.



E se queimar...
Sol demais é pele vermelha na certa. Mas você só vai perceber que passou do ponto 24 horas depois da exposição, quando seu filho ficar irritado e com a pele avermelhada. O incômodo é enorme e pode até ocorrer coceira. No caso do efeito pimentão, deixe o pequeno na banheira com água morna ou fria. Isso alivia e tira o vermelho da pele, pois ajuda a contrair os vasos sanguíneos. Se não der para deixá-lo por algum tempo na banheira, você também pode aliviar a queimadura solar com panos umedecidos com água para hidratar o local. Procure não usar sabonete no corpo, passe só nas partes íntimas. Loções e cremes, específicos para criança, auxiliam na hidratação da pele, mas evite aqueles com muita fragrância. Se depois dessas medidas, a criança não se acalmar, ou você verificar que a pele está com bolhas, consulte o pediatra. 

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

1 comentários:

Escrever comentários
marcia
AUTOR
27 de janeiro de 2012 às 08:12 delete

Tenho um bebe de 6 meses, e sempre tive muito cuidado para dar banho de sol nele, sempre pela manhã bemcedinho.

Responder
avatar