O Bicho

Hoje trago-lhes esse pequeno poema de Manuel Bandeira, que nos faz refletir sobre o tamanho da desigualdade nesse mundo em que muitas pessoas fingem não ver...

Tem gente que vê, tem gente que finge não ver...
Vi ontem um bicho
Na imundície do pátio
Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem.  
 

                                                                     (Manuel Bandeira)

É triste quando vemos uma cena dessas, pois só assim vemos o tamanho da desigualdade que existe no mundo em que vivemos, a grande maioria das pessoas fingem não ver, poucos são os que ajudam por prazer de poder ajudar. Talvez se as pessoas não fossem tão egoístas e tão consumistas, e fossem de respeitar o próximo e tratar como irmãos, amassem o próximo como amam a si próprio e o dinheiro, o mundo poderia ser bem melhor. Talvez se esse homem tivesse tido uma oportunidade, educação, uma ajuda talvez o futuro dele seria diferente. Espero apenas que os pais reflitam se estão dando a educação certa para seus filhos, não apenas dando presentes caros, e mimando, fazendo com que eles se tornem adultos mesquinhos, preconceituosos, egoístas, que não respeitam e sentem prazer em humilhar o próximo... Espero sim, que jamais esqueçam de ensinar os valores que estão cada vez mais extintos nesse mundo onde o dinheiro e o egoísmo falam bem mais alto do que qualquer choro de criança com fome.

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

2 comentários

Escrever comentários
thiago
AUTOR
17 de janeiro de 2012 às 11:28 delete

Pois é infelismente a desigualdade social no mundo aidna é um problema muito grande a ser resolvido.

Responder
avatar
17 de janeiro de 2012 às 14:01 delete

Pois é Thiago é um porblema que esta longe dese resolvido mais só sera resolvido se as pessoas voltarem para o problema em si e não fingir que não estão vendo nada.

Responder
avatar