Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, é muito comum o nascimento de bebês já com unhas encravadas. Se não for realizado corte correto haverá o risco de ter sempre problemas. Grande parte dos traumas nas unhas começam nas unhas começam a aparecer quando os bebês iniciam os seus primeiros movimentos de engatinhamento.
Ao engatinhar o bebê costuma dobrar os pezinhos, deixando os dedos em atrito constante com a superfície onde engatinham. Muitas vezes quebram, lascam ou até ferem as unhas neste movimento.
O uso de macacão com pezinhos também acaba pressionando os dedinhos. Algumas pessoas usam estes macacões até eles furarem, sem perceber que os mesmos causam traumas nos dedinhos dos bebês.
As unhas dos bebês devem ser cortadas em momentos tranquilos, com uma tesourinha pequena de bico redondo. Não se deve cortar muito curta pois pode machucar o bebê. Também não se deve arrancar pedacinhos das unhas. Dê preferência quando o bebê estiver dormindo para cortá-las. Lembre-se sempre que o bebê é extremamente delicado, por isso todo cuidado é essencial.
E caso, ocorra qualquer alteração na unha do bebê não pense duas vezes: procure um podólogo.
EmoticonEmoticon