O futebol Brasileiro deveria copiar


Assim como o Futebol Europeu aprendeu muito com o Brasil no passado, o futebol Brasileiro estacionou no tempo e agora precisa aprender um pouco com eles também. Fiz uma lista de quatro fatores que o Brasil devia copiar pra melhorar o futebol nacional de uma vez por todas e fazer jus a alcunha de 'país do futebol' não só pelas copas do mundo e pelos jogadores revelados.

1 - calendário

O Calendário Brasileiro é muito confuso pra um país de grande nome no futebol, seria ótimo se a temporada do futebol brasileiro começasse em agosto e terminasse em maio do outro ano, tirando os estaduais, organizando as divisões inferiores e dividindo em duas copas nacionais, como acontece na inglaterra, para dar mais chances aos times menores de disputarem partidas competitivas durante a temporada.

2 - Focar primeiro no processo, depois nos resultados, pois eles são consequência do processo.

O Futebol Brasileiro é muito focado em resultados, talvez seja uma espécie de proteção de identidade como “pais do futebol”, ai meio que tem uma pressão pra resultados, seja em clubes ou seleção. Muitos treinadores não tem tempo de trabalhar, de construir seu time, de implantar sua filosofia, se perdem 2 ou 3 jogos consecutivos são demitidos dependendo do time em que treinam. Alex Ferguson demorou 5 anos pra conseguir seu primeiro titulo pelo Manchester United e está no clube há 26 anos, mas se o Celso Roth comanda um time bem limitado como por exemplo o Atlético Mineiro do ano que ele comandou e termina em sétimo, ja é demitido, mesma coisa aconteceu com Caio Junior no botafogo e mais recentemente no grêmio, foram injustiçados pela obseção por resultados. Os objetivos dos clubes deveriam ser divididos de acordo com o elenco e a situação que se encontram, deveria existir um planejamento, clubes considerados ‘grandes’ deviam aceitar terminar em quinto ou sexto por ter um elenco mais ou menos, pouco dinheiro e o treinador no primeiro ano de trabalho.

3- Estrutura e Consistência

Ter uma estrutura não é só ter CT novo, Estádio grande e academia de ultima geração dentro do clube, é saber organizar o que acontece dentro e fora de campo. Pode organizar as categorias de base, montar um esquema, uma filosofia a ser seguida desde a categoria de base, coisa que acontece não só com o Barcelona como é comentado, mas também com outros clubes no velho continente. Outra coisa também é saber manter o esqueleto de um time, hoje em dia isso é mais comum no Brasil, mas antigamente todo time que terminava abaixo da zona de libertadores tinha mania de mandar uma Barca embora, e contratar um novo pacotão de reforços, hoje alguns times vem mudando isso, mantendo treinador, filosofia e jogadores. Vende uns 3, 4, mas nada altera a estrutura, os reforços ou quem sobe da categoria de base se encaixa na posição e na função de seus antecessores e mesmo sem conseguir títulos na primeira temporada, mantém a base focando no processo e na consistencia.

4- Organização Tática

O Futebol Brasileiro, apesar da tradição do 4-2-2-2, não tem uma identidade tática sólida, não tem um ESTILO DE JOGO, alguns times tem sim, por causa de seus treinadores, mas muitos times jogam com 10 jogadores segurando piano e 1 craque fazendo tudo sozinho, isso funcionava antigamente na época da marcação individual, que cada jogador ficava focado no seu adversário a marcar, mas hoje em dia é complicado depender de um único jogador. Temos treinadores sem ‘identidade’ que não fazem um planejamento, mudam o jeito de jogar do time 200 vezes durante a temporada, com por exemplo o Luxemburgo e temos treinadores que sabem planejar, sabem o que querem do time e já fazem um planejamento sólido logo no inicio, como por exemplo Muricy Ramalho, Tite e Ricardo Gomes.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

2 comentários

Escrever comentários
Fuccolo
AUTOR
24 de fevereiro de 2012 às 22:10 delete

Eu axo q o brasil deveria parar de pensar um pouco no futebol e pensar em coisas mais urgentes como saude e educação

Responder
avatar
thiago
AUTOR
25 de fevereiro de 2012 às 14:20 delete

Concordo em partes com o Fuccolo, tipo com certeza saude e educação deveria ser prorizado, mais o esporte principlamente o futebol tem uma grande importancia pra sociedade,por exemplo osjovens ao inves de esta fazendo coisa errada poderia tar jogando futebol, tenis e etc.

acho que o futebol deveser prorizado também, não emprimeiro lugar e não da forma que é, mais simpriorizar na questão da sociedade, pois do jeit que ta s´as pessoas de dentr do futebol que estão se favorecendo.

Responder
avatar